Resposta a falsos argumentos – 4

iranianas-300x240O último argumento é de que o sistema de impressão simultânea do voto é caro. Claro que não é barato como uma urna de lona. Mas não é significativo o seu custo perto do que já é gasto. Afinal, TSE já está planejando comprar 500 mil novas urnas com biometria para substituir as atuais. Curioso é que no mesmo momento em que o Governo federal está lançando a identidade única, com chip de identificação biométrica e técnicas antifalsificação, o TSE quer investir só este ano R$ 250 milhões em novas urnas com leitor de digitais. Não se tem notícia de que alguém votar no lugar de outro seja um tipo de fraude significativo para os resultados eleitorais. Mesmo numa pequena cidade do interior, seria preciso mobilizar 50 ou 100 pessoas para obterem títulos fraudulentamente e irem votar duas ou mais vezes para mudar uma simples eleição de vereador. Claro que todo mundo ficaria sabendo. Um, dois, três, até pode acontecer. Mas não centenas.

Para adaptar as nossas urnas à auditoria independente do software basta criar um visor para que o eleitor possa conferir e confirmar o voto impresso. O custo para isto é baixo, ainda mais que por conta da biometria, todas as urnas serão novas.  Certamente, o custo de uma impressora  é muito menor  que o custo da biometria, que o TSE já está implantando antes mesmo de ter autorização legislativa.

A tecnologia de impressão evoluiu e está consistente. A impressão de documentos é largamente usada 24 horas por dia sem restrições nos caixas eletrônicos. Se um eleitor vota no lugar de outro ele se arrisca na frente de dezenas de pessoas para roubar UM voto por vez. Um fraudador de programas trabalha sozinho, sorrateiramente e pode roubar dezenas ou centenas de milhares de votos, sem que ninguém veja o seu rosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s