Resposta a falsos argumentos – 1

avpmOs adversários do voto impresso simultâneo na urna eletrônica contam – cada vez menos, é verdade – com a desinformação das pessoas sobre o que isso representa. Ainda há muitas pessoas de boa-fé que acham que isso seria um “recibo do voto”, o qual o eleitor poderia ser constrangido a mostrar, acabando com o instituto do voto secreto. Outros acham que os sistemas eletrônicos são mais seguros por não terem interferância humana Nada disso. Vamos responder um a um aos argumentos com que se tenta evitar a impressão do voto e a garantia da verdade eleitoral.

 Nos EUA, antes de quebrar, a Diebold, que fabrica nossas urnas, teve de aderir ao voto impresso simultâneo 

Falso argumento n° 1 – – o voto impresso trará de volta as fraudes do voto manual

Errado. O  voto impresso conferido pelo eleitor difere do voto manual e não tem as mesmas fragilidades. Não será levado pelo eleitor para fora da seção eleitoral, fica dentro de uma urna lacrada  e estará sempre relacionado a um voto digital de forma que um serve de controle do outro.

Não é ligado ao eleitor que deu o voto, mas a este voto dado, apenas. Nem mesmo isso é feito por numeração, porque pemitiria identificação do eleitor pela ordem de votação. Você já pagou uma conta num caixa automático? Não há, no recibo, aquele código da transação, formado por diversos números e letras? Aquilo é o mesmo código que fica gravado no resgistro eletrônico. Ambos – papel e registro virtual – tem de ter o mesmo código aleatório, denão um dos dois é fraude. A diferença é que o recibo você não leva, ele cai dentro de uma urna. Mas existe, e pode ser conferido.

Se um voto impresso for adulterado o voto digital acusará e vice-versa. A fraude será sempre detectada

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s