Ameaça intolerável a nossa embaixada

micheletti-238x300A diplomacia brasileira está desafiada a reunir imediatamente o apoio do mundo à defesa da inviolabilidade da Embaixada brasileira em Honduras, onde está refugiado o presidente deposto Manuel Zelaya. As declarações do dirigente de fato daquele país, Roberto Micheletti(foto), têm um tom descaradamente belicoso e ameaçador. Vejam o que ele diz:

 – O governo (dele, de fato) até o dia de hoje tem respeitado o estatuto internacional da representação brasileira em Honduras, isso, apesar de que o Brasil não nos estendeu a cortesia de reconhecer o governo constitucional de Honduras”.

-A tolerância e a provocação que se realiza desde o local dessa representação do Brasil são contrárias às normas do direito diplomático e transformam a mesma e seu governo nos responsáveis diretos dos atos violentos que possam suscitar dentro e fora dela (embaixada).

Você pode ver que a ameaça nem mesmo velada é. Se as ordens judiciais que alegam para que Zelaya responda por eventuais abusos de poder fosse legítima, não teriam, os agentes deste governo, atacado sua casa a bala, de madrugada, detido o presidente constitucional e enfiado-o num avião militar para manda-lo para o estrangeiro. Não é o Brasil; praticamente nenhum país no mundo reconhece o governo de fato de Honduras, que mantém o país sob toque de recolher e fecha os aeroportos.

Depois, Zelaya entrou no país por seus próprios meios. É dever de qualquer embaixada acolher quem, por motivos políticos, está sob ameaça de violência. O Brasil, que tanto pretende uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU deve buscar a mais completa solidariedade dos organismos internacionais à inviolabilidade de sua embaixada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s