A coragem faz diferença

zelayaConfesso a vocês que, as primeiras vezes que vi o presidente hondurenho Manuel Zelaya, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Vindo dos grupos dominantes do país, apresentado como ouma figura folclórica pela mídia, eu também sofri alguns efeitos do preconceito que a comunicação dominante cria. Mas logo isso foi sendo superado pela ação antidemocrática dos golpistas que o perseguiam e pela firme resistência com que ele se comportava.

Passei a admirá-lo, por sua determinação. Poderia ter se resignado com as dificuldades. Encontraria asilo em qualquer país do mundo e poderia ser o líder de uma confortável e simbõlica oposição ao regime. Mas este homem tem lutado como um leão, temos de reconhecer. As tentativas de entrar no país por ar, por terra e esta, agora, bem sucedida operação-surpresa de ingressar em sua terra, mostram que ele jamais se acovarda ante o perigo.

E, além da coragem, tem demonstrado calma, serenidade, determinação. Não é fácil para um governante de um minúsculo país mobilizar todos os governos do mundo pela restauração do regime democrático em sua terra. E ele o fez. Mesmo o s EUA, com as resistências pelo alinhamento de Zelaya com os governos latinoamericanos de esquerda, foram progressivamente levados a uma posição de apoio decidido á legalidade.

Um homem não faz a história. Mas, certamente, a coragem de um homem, em certos momentos, tem a força de mover para um lado ou outro o curso da história. O que seria mais um golpe de Estado centroamericano virou uma saga de valentia e determinação que atrai as atenções do mundo, pela coragem de Manuel Zelaya.

Leia sua entrevista no site da BBC.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s