Onde estão as verdades neoliberais?

bicoDurante anos, nós ouvimos que o Brasil tinha de “fazer o dever de casa”: cortar investimentos, elevar os juros e conter os salários. Só assim, viriam os investimentos estrangeiros que, um dia, iriam tornar o país rico e, quem sabe, sobrar algo para o povo.

 Já dizia Nélson Rodrigues: o Brasil vai melhor quando deixa de lado o complexo de “vira-latas” 

Aí veio a crise mundial e os “ídolos” dos neoliberais mostraram os seus pés de barro. Bancos e indústrias quebrados, metidos em operações especulativas temerárias, precisando de bilhões dos governos para não irem à bancarrota.O Brasil fez, então, embora timidamente, o inverso de tudo o que nos recomendaram durante todos os anos do pensamento único neoliberal: investiu, baixou os juros, estimulou o consumo e a produção baixando os juros.

O resultado não precisa de comentários. Hoje foi divulgado o PIB dos EUA no segundo trimestre de 2009: queda de 1%. Dia 10, saem os números do PIB brasileiro no mesmo período, que devem registrar uma alta de 2%.

Até O Globo e a Folha desistiram de falar em recessão, embora continuem comparando “bananas e laranjas”, isto é, os resultados de agora e os de antes da crise mundial.Onde estão as verdades neoliberais?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s