O Maranhão do Mato Grosso

gilmarebarbosaVocês lembram daquele arranca-rabo entre o Ministro Joaquim Barbosa e  Gilmar Mendes, onde o o primeiro dizia ao outro que “não estava falando lá com seus capangas lá do Mato Grosso”?  

Hoje eu li no (ótimo) Blog do Mello:

Justiça manda tirar nome Sarney de placas. E a avenida Gilmar Mendes?

Com justeza, e obedecendo ao princípio constitucional da impessoalidade, que proíbe nomes de políticos e funcionários em logradouros públicos, a Justiça determinou que fossem retiradas as placas e renomeadas todas as ruas, praças, hospitais, maternidades (menos cemitérios, porque nenhum ainda aceitou tal homenagem) dos Sarney no Maranhão.

Mas, e o ministro Gilmar, que é nome de avenida em sua cidade natal, Diamantino? Ninguém vai chamá-lo às falas para acabar com tal “ilicitude”? Ou o Simão Bacamarte do Judiciário é quem determina o que é a Lei e a quem Ela pode ou não ser aplicada?

 Pra quem não lembra, Simão Bacamarte é o personagem do livro “O Alienista”, de Machado de Assis, que, resumindo, soltava os loucos e internava os sãos.

  Fui ver o que tinha dado a história da Avenida Gilmar Ferreira Mendes. Houve uma iniciativa no Senado e outra na Justiça de Mato Grosso. A primeira não foi aceita por …Renan Calheiros, o presidente de então. A segunda foi arquivada pela Justiça de Mato Grosso.    Mas ser nome de rua em vida não é a única semelhança entre os dois casos.   Uma decisão da Justiça tirou o mandato com voto de Jackson Lago, do PDT, e  entregou à filha de Sarney, Roseana, o Governo do Maranhão.   Outra decisão judicial tirou de Erivan Capistrano, também do PDT e também eleito pelo povo, a prefeitura de Diamantino, chefiada por oito anos por Francisco Mendes, irmão de Gilmar, e a entregou ao derrotado nas urnas, o vereador Juviano Lincoln, que foi o autor da singela homenagem de batizar a avenida com o nome do presidente do Supremo.  Você pode  ler a edificante história no Jornal Parecis On-Line , de Mato Grosso,ou na Carta Capital.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s